Grupo de Estudos e Pesquisa para Alternativas em Relações Internacionais (GARI)

por Portal PPGRI IERI
Publicado: 21/09/2022 - 17:59
Última modificação: 21/09/2022 - 18:01

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

Grupo de Estudos e Pesquisa para Alternativas em Relações Internacionais (GARI)

Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisa para Alternativas em Relações Internacionais (GARI) surgiu em 2004, a partir da demanda dos alunos da Universidade Estadual Paulista, campus Franca, em aprofundar e buscar outras formas de compreensão das Relações Internacionais. O grupo procura, através de seus estudos e pesquisa, outros olhares para além do Estado, visto muitas vezes como única perspectiva das Relações Internacionais. A necessidade de estudar temas marginalizados nas Relações Internacionais, como os movimentos sociais, por exemplo, surge da constatação das contínuas agressões que a sociedade contemporânea sofre por parte do neoliberalismo ? agressões que resultam no total descrédito da política institucional. É nesse contexto de desmantelamento do Estado nas regiões periféricas que os movimentos populares encontram sua razão de ser ? as ações políticas desses grupos constituem a alternativa mais viável para real transformação da sociedade. O grupo voltou sua pesquisa para tais movimentos durante os últimos anos, com foco na América Latina ? por ser a região do planeta em que ideia da agressão neoliberal encontra mais eco atualmente. O resultado desse ciclo foi a reafirmação do papel de destaque desses atores na construção de um cenário alternativo para a sociedade internacional..

Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Lara Martim Rodrigues Selis - Integrante / Tatiana Berringer - Integrante / Maíra Machado Bichir - Integrante / Renata Porto Bugni - Integrante / Luiza Rodrigues Mateo - Integrante / Natália Maria Félix de Souza - Integrante / Pedro Henrique de Moraes Cicero - Integrante / Pedro Paulo Bocca - Integrante / Antonio Theodoro Grillo - Coordenador / Alessandra Beber Castilho - Integrante / Larissa de Almeida Nogueira Cervi - Integrante / Larissa Jordão Pino - Integrante / Laura Gonçalves de Lima - Integrante / Octavio Francioso Salles - Integrante / Samantha Dotto Salve - Integrante / Thiago Augusto de Freitas Machado - Integrante / Thiago Bernardes Ribeiro - Integrante / Virgínia Santiago dos Santos Góes - Integrante.