Mercado de capitais e os ambientes institucionais: Um estudo de casos comparados

Publicado: 20/09/2022 - 09:19
Última modificação: 21/09/2022 - 18:10

Data de início: 2001 - Atual

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

MERCADO DE CAPITAIS E OS AMBIENTES INSTITUCIONAIS - UM ESTUDO DE CASOS COMPARADOS

Descrição: O presente projeto é tributário da Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento, também desenvolvida no interior do Núcleo de Desenvolvimento Econômico (NUDES) do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Mais especificamente, trata-se de um sub-projeto daquele que versa sobre Capitalismo Contemporâneo ? Nova Institucionalidade, iniciado em 2000, cujo objetivo precípuo está em analisar as transformações que caracterizam o capitalismo contemporâneo, especialmente no que tange à esfera financeira, com destaque para os seus impactos sobre as economias emergentes. São desenvolvidas análises comparadas do mercado de capitais brasileiro com os de economias em desenvolvimento ou emergentes, a partir de estudos de casos de economias selecionadas da América Latina, Ásia e Europa do Leste, envolvendo alunos bolsistas dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas e Relações Internacionais em Programa de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. A deflagração da crise internacional em 2007 impôs a reflexão acerca dos seus desdobramentos sobre as economias objeto de estudo desta pesquisa, como uma das mais importantes condicionalidades a serem enfrentadas pelos respectivos mercados de capitais, na medida em que as transformações em curso remetem ao debate sobre a capacidade da atual institucionalidade capitalista para a superação da crise. Impõem-se, assim, discutir os desafios colocados tanto para as economias como para as organizações e instituições internacionais e supranacionais, no que tange aos alcances e limites das diferentes ? e, em alguns casos, divergentes ? propostas de reordenamento da arquitetura financeira internacional. Nesse sentido, à proposta de pesquisa originária vem se somar uma linha de investigação sobre a arquitetura financeira internacional, promovendo uma interação dos estudos do Núcleo de Desenvolvimento Econômico (NUDES) com os do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (NEPRI) do Instituto de Economia..

Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: José Rubens Damas Garlipp - Coordenador / Marcos Tiago Duarte - Integrante / Hugo Moukachar Ramos - Integrante / Gustavo Ruiz Chiesa - Integrante / Tatiana Camacho - Integrante / Karoline Castro Martins - Integrante / Lívia Boaventura Menezes - Integrante / Bruno Leonardo Silva Tardelli - Integrante / Maristela Mocellin - Integrante / Artur Pedro Galeno Lopes - Integrante / Caroline Yukari Miaguti - Integrante / Bárbara Amorim Capparelli - Integrante.

Número de produções C, T & A: 23

Linhas de Pesquisa: