Pós-doutorado em Relações Internacionais

Publicado: 05/09/2022 - 10:27
Última modificação: 23/08/2023 - 16:00

O Programa de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (PPD-UFU) é um programa institucional voltado ao fortalecimento de pesquisas e grupos de pesquisa, realizado por meio de estágio pós-doutoral. O PPGRI-UFU mantém um programa de estágio pós-doutoral, no contexto do PPD-UFU, conforme a Resolução Nº18/2015 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP), disponível aqui.

Os objetivos gerais do PPD do PPGRI-UFU são:

• Promover a realização de estudos e pesquisa de alto nível;
  • Reforçar os grupos de pesquisa da UFU;
  • Promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-graduação (PPG) da UFU;
  • Melhorar o nível de excelência científica da Universidade;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos;
  • Contribuir para o aumento da inserção da pós-graduação em níveis nacional e internacional;
  • Difundir as linhas e grupos de pesquisa da UFU em níveis nacional e internacional.

Existem duas modalidades principais de PPD no PPGRI-UFU:

1. Com bolsa ou financiamento por órgão de fomento ou instituição conveniada, distribuídas por meio de editais específicos;
  2. Sem bolsa, de forma voluntária e sem remuneração ou financiamento, em fluxo contínuo.

Saiba mais em Procedimentos para o Programa de Pós-doutorado da Universidade Federal de Uberlândia | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ufu.br)

Como solicitar inclusão no PPD voluntário?

Para solicitar inclusão no PPD voluntário, o/a solicitante deverá submeter uma Proposta contendo os seguintes documentos:

1. Requerimento solicitando inclusão no PPD do/a docente tutor/a (Veja aqui um modelo de requerimento);
  2. Projeto de pesquisa com descrição do plano de atividades;
  3. Descrição das necessidades de materiais, de utilização de espaços físicos, laboratórios ou outros insumos ou materiais a serem contrapartida da UFU, se houver;
    • Declaração de concordância do Diretor do Instituto de Economia e Relações Internacionais onde o estágio será realizado quanto às necessidades descritas no item anterior;
    • Caso o estágio não demande contrapartida da UFU, basta o/a discente anexar uma declaração afirmando não haver necessidade de materiais, espaço físico, laboratórios, insumos ou materiais para a realização da pesquisa. (Veja aqui um modelo de declaração)
  4. Cópia digital e link atualizado do Currículo Lattes;
  5. Cópia do diploma de doutorado ou certificado de conclusão do curso de doutorado;
  6. Termo de Compromisso (Anexo I) e Declaração de Reconhecimento de Propriedade Intelectual (Anexo II);
  7. Manifestação da instituição de ensino, pesquisa ou empresa onde trabalhe, quando houver tal vínculo, concordando com os termos de afastamento ou necessidade de dedicação às atividades do estágio de pós-doutorado; e
  8. Outros documentos necessários, de acordo com as características e as necessidades de cada proposta.

A Proposta deverá ser enviada pelo/a docente supervisor/a ao Colegiado do PPGRI-UFU via SEI.

A Proposta será analisada pelo Colegiado do PPGRI-UFU. Caso aprovada, o/a solicitante deverá enviar ainda, para realização de matrícula, os seguintes documentos: requerimento de matrícula, registro civil, documento de identidade, CPF, comprovante de quitação eleitoral, certificado de reservista (se do sexo masculino) e carta de compromisso. Para estrangeiro(a), será necessário o envio do RNM, Passaporte e visto de permanência.

Esclarecimentos e orientações disponíveis por e-mail <secppgri@ufu.br> ou telefone (34) 3239-4595, de 2ª a 6ª feira (08:30h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h).