Acontece

Aula Magna 2023: "O futuro do Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais no Brasil", com a Profa. Dra. Profa. Marta Fernandez (PUC-Rio)

PPGRI
Publicado: 10/03/2023 - 14:19
Última modificação: 10/03/2023 - 14:19

Para comemorar o início do ano letivo de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UFU) promoverá uma Aula Magna com a Profa. Dra. Marta Fernandez da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio).

O evento, intitulado “O futuro do Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais no Brasil”, será realizado dia 20/03 (segunda-feira), entre 19 e 21 horas, de forma presencial no Auditório do Bloco 3Q, na UFU, Campus Santa Mônica, e remota, pelo canal no YouTube do PPGRI-UFU.

Leonardo Ramos é professor do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor visitante da Universidad Nacional de Rosario (UNR) e pesquisador associado ao Instituto de Estudos da Ásia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com experiência nos seguintes temas: Economia Política Internacional, Teoria de Relações Internacionais, Gramsci, Hegemonia, Globalização, BRICS, G8 e G20. Lidera, junto com o professor Javier Vadell, o Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM). É pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU/CNPq/FAPESP).

Marta Regina Fernandez Y Garcia tem doutorado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011) com bolsa sanduíche da CAPES na Universidade de St. Andrews, Escócia (2010). Possui mestrado em Relações Internacionais pelo IRI- PUC-Rio (1996). Professora Associada, 40 horas, dedicação exclusiva, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais (2021/2 até o presente). Diretora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (2016-2020). Suas principais áreas de interesse e publicações se concentram em: Teoria das Relações Internacionais, Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, Estética, Relações raciais e de gênero, Cooperação Sul-Sul, Perspectivas críticas de desenvolvimento, Descolonização da produção de conhecimento, dos currículos e ensino.

A Aula Magna acontecerá no âmbito do IV COPRI – Congresso de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia:
"Crises e transformações da Política Internacional no Século XXI" UFU, Campus Santa Mônica, 20 à 23 de março de 2023, Evento Híbrido. Saiba mais sobre o evento em IV COPRI – Congresso de Pesquisa em Relações Internacionais (even3.com.br)