Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos

Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos está voltado precipuamente à análise das relações exteriores do Estado norte-americano. Dada a centralidade desse país no sistema mundial, o escopo do Instituto é bastante amplo. Como os Estados Unidos há muito definem seus interesses em perspectiva global e desde a Segunda Guerra os perseguem de forma conseqüente nesse âmbito, o trabalho do Instituto envolve consideração dos regimes internacionais e dos contextos regionais em que se exerce a ação do Estado norte-americano. Para a realização desse objetivo, o Instituto se empenha também no estudo de diferentes instituições e processos internos (econômicos, socioculturais e políticos), selecionados de acordo com sua relevância respectiva para o entendimento da política exterior dos Estados Unidos. O trabalho de investigação organiza-se em quatro grandes áreas temáticas: 1-) Política Econômica Internacional dos Estados Unidos;2-) Grande Estratégia e Política de Segurança dos Estados Unidos;3-) Papel dos Estados Unidos nas Estruturas de Governança Global4-) Integração e Crise na América do Sul e a Política dos Estados Unidos para a Região.Ao lado da produção desse conhecimento, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos esforça-se para garantir o seu uso na formação de pessoal qualificado e na criação de canais para sua difusão na sociedade brasileira. Em diferentes graus, objetiva-se, nesses dois níveis, habilitar os públicos-alvo do Instituto a decifrar diferentes aspectos da política externa dos EUA e a avaliar o significado de eventos particulares e de processos em curso do ponto de vista de seus efeitos sobre o papel desse país no sistema internacional e de suas implicações para o Brasil.Em outro plano, e preservando sua autonomia intelectual, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos procura contribuir com os formuladores da política externa bras.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (7) .

Integrantes: Filipe Almeida do Prado Mendonça - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6