Rede Interinstitucional de Pesquisas e Estudos sobre Colonialidades e Política Internacional

Publicado: 05/10/2021 - 15:57
Última modificação: 05/10/2021 - 16:52
Linhas de Pesquisa:

A rede Colonialidades e Política Internacional é uma iniciativa que emergiu a partir do encontro de estudantes de pós-graduação e pesquisadores das mais variadas instituições acadêmicas interessados na temática pós-colonial ou decolonial durante o seminário “Descolonizando as Relações Internacionais: Contribuições dos Estudos Pós-Coloniais”, realizado pelo IRI/PUC-Rio no mês de outubro de 2013.

Essa iniciativa emerge principalmente como uma tentativa de abrir espaço para uma discussão que ainda se encontra em estágio inicial dentro das Relações Internacionais no Brasil, e busca encorajar o debate crítico sobre os limites de perspectivas ocidentais para explicar formas de vida e produção de conhecimento não-ocidentais. Ademais, busca-se abrir espaço para a problematização da univocidade das fronteiras que separam o(s) “Ocidente(s)” de seus outros.

Sendo assim,  a rede busca fomentar a inclusão e participação de estudantes e pesquisadores interessados tanto em abordagens conceituais quanto empíricas acerca da subjetividade pós-colonial, que trabalham com leituras pós-coloniais ou decoloniais de temas da política internacional, e que, acima de tudo, tenham interesse em desenvolver abordagens críticas acerca do que está em jogo nos múltiplos, híbridos, e produtivos encontros entre colonialidade(s) e moderdidade(s).

Coordenador(a): Aureo de Toledo Gomes

aureotoledo@ufu.br