Publicado: 19/09/2022 - 16:17

Data de início: 2020 - Atual

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

?Para não deixar ninguém para traz: estudo sobre a comunidade de refugiados da Universidade Federal de Uberlândia e as políticas de integração e assistência estudantil?

Descrição: A pesquisa tem como objetivo elaborar um diagnóstico e mapear a população de refugiados que são estudantes na Universidade Federal de Uberlândia, suas condições de vida e acesso à assistência estudantil, além de levantar aspetos relevantes para a retenção dos estudantes como ações de nivelamento, atendimento psicológico, entre outros. O projeto também objetiva investigar experiências de outras Universidades brasileiras que adotaram medidas de facilitação de revalidação de diplomas e reingresso de refugiados que tiveram seus cursos interrompidos em razão de sua condição. Os resultados serão levados para o conhecimento do Comitê Gestor de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Uberlândia que tem a prerrogativa de propor políticas às instâncias superiores da universidade..

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Marrielle Maia Alves Ferreira - Coordenador / Isabela Garbin Ramanzini - Integrante / Joana Dárc Moreira Nacimento - Integrante / Leticia Félix da Silva - Integrante / Raíza Victoria Fontes Silvestre - Integrante / Jessica Viani Damaceno - Integrante.