acontece

Português, Brasil
Acontece

The Challenges for Building Regional Integration in the Global South

O professor Haroldo Ramanzini Junior, juntamente com o professor Tullo Vigevani, publicam livro intitulado “The Challenges for Building Regional Integration in the Global South: The case of Brazilian Foreign Policy towards Mercosur”, pela editora Springer
por Portal PPGRI IERI
Publicado: 24/08/2022 - 09:55
Última modificação: 29/08/2022 - 09:07
The Challenges for Building Regional Integration in the Global South

Os professores Tullo Vigevani (PPGRI-STD) e Haroldo Ramanzini Junior (PPGRI-UFU)  acabam de publicar o livro intitulado “The Challenges for Building Regional Integration in the Global South: The case of Brazilian Foreign Policy towards Mercosur”, pela editora Springer.

O livro analisa a integração regional na América do Sul com foco no Mercosul e na política externa brasileira a partir dos anos 1990. Os autores abordam a complexa inter-relação entre os fatores internos e externos que moldaram a política externa brasileira em relação à região. Consideram a trajetória histórica do Mercosul ao longo de um período de 30 anos, identificando os resultados alcançados, bem como as causas das dificuldades. Além de tratar um tema de grande atualidade, o livro é uma importante contribuição para os interessados na política externa brasileira e de países da América do Sul. Igualmente, os estudiosos do tema do regionalismo e do regionalismo no Sul Global encontrarão nesta obra relevantes elementos teóricos e empíricos, bem como contribuições pertinentes para compreender o papel dos países emergentes na política internacional.

About the book

This book analyzes regional integration in South America with a focus on the Mercosur and Brazilian foreign policy from the 1990s. It reviews the history of the Mercosur and identifies the results achieved by the bloc, as well as the causes of difficulties and the reasons for stalemates over nearly 30 years of its existence. The authors identify the complex interrelation between domestic and foreign factors that have shaped Brazilian foreign policy. From 1991 onwards, relations between Latin American countries have changed while the Mercosur developed from a free trade area to a customs union. While intrabloc trade grew, there were huge difficulties in the form of regional institutional affirmation and cooperation. This history is of the utmost importance to understanding regionalism and politics in Latin America. The book therefore has two interrelated analytical dimensions: namely, focus on ideas and identity; and behavior, actions, and economic and political interests. This very topical book is of interest for researchers and students of Brazilian foreign policy and those of Latin American and/or Mercosur countries. Particularly, readers interested in regionalism will find important theoretical and empirical elements in this book, as well as discussions necessary for comprehending the role of big, emerging countries, and the potential and limits to their international role.

Saiba mais em https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-93348-7

 

The Challenges for Building Regional Integration in the Global South
Tópicos: 
Acontece

Dissertação desenvolvida no PPGRI-UFU recebe menção Honrosa no Prêmio ABED 2022

Luis Francisco Calegari Cassarotti (PPGRI-UFU) foi contemplado com Menção Honrosa pela segunda colocação no concurso de teses e dissertações da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).
por Portal PPGRI IERI
Publicado: 18/08/2022 - 12:22
Última modificação: 18/08/2022 - 14:17

Elaborada pelo discente Luis Francisco Calegari Cassarotti (PPGRI-UFU) e orientada pelo Prof. Dr. Flávio Pedroso Mendes (PPGRI-UFU), a dissertação intitulada “Neorrevisionismo e manutenção da sociedade internacional: o papel da Rússia como grande potência na dinâmica de segurança contemporânea” foi contemplada com Menção Honrosa pela segunda colocação no concurso de teses e dissertações da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais parabeniza ambos pela brilhante conquista!

Resultado da pesquisa

A manutenção do ímpeto normativo da Guerra Fria por parte dos EUA e dos países da Europa ocidental afasta a Rússia, que vê seu interesse histórico de assumir direitos e de cumprir deveres e responsabilidades de uma grande potência cerceado. O país encontra-se num tipo de impasse estratégico no qual são negados tanto a possibilidade de parceria quanto a de satisfazer sua motivação de ter uma voz ativa na política mundial. Como um sintoma desse estado de relações, os dirigentes russos assumem uma postura enfática de desafio e de resistência, dada normalmente por uma defesa ferrenha dos princípios basilares do relacionamento interestatal. Compreender o significado e os efeitos desse fenômeno é essencial para se vislumbrar o sentido das transformações que se avizinham da sociedade internacional contemporânea. Nesse sentido, a pergunta a qual este trabalho visou responder é se tal posicionamento é condizente com a tentativa do Estado de se afirmar como um partícipe do clube das grandes potências. Para tal se articulou os preceitos teóricos da Escola Inglesa, tanto para a definição dos parâmetros de análise quanto para a construção metodológica. A partir da utilização do método histórico avaliou-se o papel da Rússia no equilíbrio de poder da sociedade internacional atual, o seu interesse secular em assumir obrigações de grande potência e se ela cumpre tais funções. A investigação contou tanto com uma reconstituição da história russa com a sociedade internacional quanto com a análise mais aprofundada de sua atuação em três casos: na construção do Tratado Nuclear com o Irã, na Crise da Ucrânia e nos Conflitos da Síria. Ao fim, se concluiu que a inserção desafiante da Rússia na política mundial é condizente com a classificação de grande potência, confirmando a hipótese do trabalho.

Link: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32824

Tópicos: 
Acontece

Aula Magna 2022: "Transformações da (des)ordem internacional liberal", com o Prof. Dr. Leonardo Ramos

Para comemorar o início do ano letivo de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UFU) promoverá uma Aula Magna com a Prof. Dr. Leonardo Ramos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).
por Portal PPGRI IERI
Publicado: 14/03/2022 - 20:48
Última modificação: 28/03/2022 - 14:01

Para comemorar o início do ano letivo de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UFU) promoverá uma Aula Magna com a Prof. Dr. Leonardo Ramos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). 

O evento, intitulado “Transformações da (des)ordem internacional liberal”, será realizado virtualmente no dia 23 de março de 2022, quarta-feira, às 18h, no link < https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ieri-sala-para-defesa>. A palestra é aberta a toda a comunidade acadêmica e aos demais interessados e abordará temas como ordem global, crise e liberalismo.

Tema: Transformações da (des)ordem internacional liberal
Quando: 23/03, quarta, às 18h
Onde: < https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ieri-sala-para-defesa>

https://youtu.be/D4CEbY-W0ew
 

Leonardo Ramos é professor do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor visitante da Universidad Nacional de Rosario (UNR) e pesquisador associado ao Instituto de Estudos da Ásia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com experiência nos seguintes temas: Economia Política Internacional, Teoria de Relações Internacionais, Gramsci, Hegemonia, Globalização, BRICS, G8 e G20. Lidera, junto com o professor Javier Vadell, o Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM). É pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU/CNPq/FAPESP).
 

Tópicos: 
Acontece

Programação do 1º semestre 2018 (novo)

Programação de palestras 1º semestre 2018
por Portal PPGRI IERI
Publicado: 14/05/2018 - 16:40
Última modificação: 14/05/2018 - 16:52

Novas datas de seminários para o primeiro semestre - PPGRI

Programação do 1º semestre 2018

Tópicos: 
Acontece

Marxismo e Relações Internacionais: a contribuição de Benno TeschKe

Minicurso
por Portal PPGRI IERI
Publicado: 21/03/2018 - 15:48
Última modificação: 14/05/2018 - 16:52

Marxismo e Relações Internacionais: a contribuição de Benno TeschKe 

Prof. Dr. Pedro Salgado (University of Sussex)

Dentro da tradição marxista em Relações Internacionais o nome de Benno Teschke é referência inescapável. Autor de The Myth of 1648, Teschke contraria as principais teses relativas à emergência de um novo ordenamento internacional a partir dos tratados de Westphalia ao defender que relações socias de propriedade formataram as relações internacionais ao menos até 1789. Nesse minicurso, o Prof. Pedro Salgado realizará uma introdução ao pensamento desse importante autor, destacando suas principais contribuições para o campo crítico da disciplina. 

Data: 07 e 09 de maio de 2018

Horário: 9:00 - 11:00 horas

Local: sala 238 bloco J

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/mS9pfVmP0v3kNPdp2

AnexoTamanho
PDF icon Prof. Dr. Pedro Salgado Minicurso1.18 MB
Tópicos: