Acontece

Dissertação desenvolvida no PPGRI-UFU recebe menção Honrosa no Prêmio ABED 2022

Luis Francisco Calegari Cassarotti (PPGRI-UFU) foi contemplado com Menção Honrosa pela segunda colocação no concurso de teses e dissertações da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).
por Portal PPGRI IERI
Publicado: 18/08/2022 - 12:22
Última modificação: 18/08/2022 - 14:17

Elaborada pelo discente Luis Francisco Calegari Cassarotti (PPGRI-UFU) e orientada pelo Prof. Dr. Flávio Pedroso Mendes (PPGRI-UFU), a dissertação intitulada “Neorrevisionismo e manutenção da sociedade internacional: o papel da Rússia como grande potência na dinâmica de segurança contemporânea” foi contemplada com Menção Honrosa pela segunda colocação no concurso de teses e dissertações da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais parabeniza ambos pela brilhante conquista!

Resultado da pesquisa

A manutenção do ímpeto normativo da Guerra Fria por parte dos EUA e dos países da Europa ocidental afasta a Rússia, que vê seu interesse histórico de assumir direitos e de cumprir deveres e responsabilidades de uma grande potência cerceado. O país encontra-se num tipo de impasse estratégico no qual são negados tanto a possibilidade de parceria quanto a de satisfazer sua motivação de ter uma voz ativa na política mundial. Como um sintoma desse estado de relações, os dirigentes russos assumem uma postura enfática de desafio e de resistência, dada normalmente por uma defesa ferrenha dos princípios basilares do relacionamento interestatal. Compreender o significado e os efeitos desse fenômeno é essencial para se vislumbrar o sentido das transformações que se avizinham da sociedade internacional contemporânea. Nesse sentido, a pergunta a qual este trabalho visou responder é se tal posicionamento é condizente com a tentativa do Estado de se afirmar como um partícipe do clube das grandes potências. Para tal se articulou os preceitos teóricos da Escola Inglesa, tanto para a definição dos parâmetros de análise quanto para a construção metodológica. A partir da utilização do método histórico avaliou-se o papel da Rússia no equilíbrio de poder da sociedade internacional atual, o seu interesse secular em assumir obrigações de grande potência e se ela cumpre tais funções. A investigação contou tanto com uma reconstituição da história russa com a sociedade internacional quanto com a análise mais aprofundada de sua atuação em três casos: na construção do Tratado Nuclear com o Irã, na Crise da Ucrânia e nos Conflitos da Síria. Ao fim, se concluiu que a inserção desafiante da Rússia na política mundial é condizente com a classificação de grande potência, confirmando a hipótese do trabalho.

Link: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32824

Tópicos: